domingo, 24 de maio de 2009

O Pretinho básico, Um clássico da Moda























___________________________________________
Hoje, estou afim de falar do famoso Pretinho básico, aquele que é peça essencial do seu closet...

História/Curiosidade

O pretinho básico – mundialmente conhecido como “little black dress” ou lbd - revolucionou gerações femininas e se transformou em um ícone de estilo e libertação.
Nascido nas mãos da Grande eterna estilista Coco Chanel no início da década de 20, o vestido preto quebrou paradigmas da época. A cor só era usada por viúvas em período de luto e era proibida para meninas mais novas. Em 1926 apareceu na capa da já existente revista Vogue e a partir daí em diante virou peça chave.
As mulheres da década de 30 adotaram-no em seu dia a dia, já que passaram a sair de casa para ir trabalhar e suas vestimentas tiveram que se tornar mais sérias e descontraídas. Em 1947, o estilista Christian Dior criou o "new look", que trazia uma nova silhueta para a mulher da época. Com a cintura marcada e saias rodadas, a mulher retornava às curvas e ao luxo, perdido em meio à primeira guerra mundial.
Jóias, tecidos e bolsas começaram a virar objetos de desejo de toda mulher moderna que vestia o uniforme com cintura marcada e queria personalizar sua vestimenta Nas décadas seguintes a releitura do pretinho básico alcançou seu maior sucesso com a primeira-dama americana Jacqueline Kennedy e a atriz Audrey Hepburn, que no filme "Bonequinha de Luxo" usou um vestido de Givenchy.

Apesar de ter sido afastado durante os anos 70 e a moda psicodélica, a peça voltou com tudo nos anos 80, junto com os ternos e looks masculinos, o gótico e punk. O vestido preto entrou nas grandes corporações e virou símbolo do poder feminino.
A partir daí, a moda tomou um rumo diferente e todos os tipos de grifes e estilistas fazem a releitura da peça feminina mais importante da história da moda. Além de ser uma opção básica e fácil, os vestidos pretos ainda emagrecem e dão um ar sério e chic a qualquer look.

Dicas


- Abuse e use dos acessórios diferentes, pois eles ajudam a dar um up no look. (mas cuidado para não exagerar eih);
- sapatos de outras cores e bolsas do mais variados tipos;
- Um pretinho básico de linho ou algodão, por exemplo, fica lindo com scarpins ou sapatos com formas arredondadas - sempre com saltos baixinhos. Com sapatilhas, compõe uma dupla elegante. Sem erro;
- Para as executivas, um "pretinho básico" feito de microfibra (ou qualquer outro tecidos sintético) pode ser combinado com um sapato social;
- Para "nós" as moderninhas, um bom par de tênis e um casaquinho colorido, fica Maraa.
Use a imaginação para montar seu look, pois em qualquer opção, porém, o segredo é ousar. E reinventar.
*******
Beeesiitoos =)

Bibliografia: Portal Rexona, Terra e Revista People.

Nenhum comentário: